Na última sexta-feira (07), o estúdio "Gainax", conhecido por Neon Genesis Evangelion e Tengen Toppa Gurren Lagann anunciou que entrou com um pedido de falência ao Tribunal Distrital de Tóquio no dia 29 de maio e este já foi aceito. Este processo está ocorrendo pouco antes do estúdio completar 40 anos, ao qual completaria em dezembro.
O estúdio revelou em nota no seu site oficial, que você pode conferir na íntegra clicando aqui.
A nota destaca inúmeras falhas de gestão malsucedidas, como administração de restaurantes, uma empresa de animação em CG "mal planejada", empréstimos sem garantia e falha na obtenção de contratos de investimentos, assim tendo consequência em expulsão do comitê por falta de pagamento de royalties e processos em decorrência dos empréstimos.
Outro escândalo envolvendo o estúdio foi quando o ex-diretor, Tomohiro Maki, descrito como não tendo "nenhum conhecimento de produção de anime", acabou preso em 2019 por agressão sexual a uma menor de idade.
O estúdio "Gainax" foi um estúdio fundado em 24 de dezembro de 1984 por Hideaki Anno, Yoshiyuki Sadamoto, Hiroyuki Yamaga, Takami Akai, Toshio Okada, Yasuhiro Takeda e Shinji Higushi.
Responsável por grandes clássicos dos animes, como "Neon Genesis Evangelion", "Tengen Toppa Gurren Lagann" e "FLCL", o estúdio teve bastante sucesso entre o final da década de 90 e início dos anos 2000.
Porém, já há um tempo em que o estúdio não produz um grande projeto, assim fazendo somente alguns animes chibis e outras obras que nem chegam perto do sucesso das animações citadas.