A 55ª edição do Seiun Awards divulgou os seus vencedores na data de ontem, 5 de maio. Entre os destaques da premiação está o mangá de “Dungeon Meshi”, que recebeu o prêmio de “Melhor Quadrinho”.
Para quem não conhece, o Seiun Awards é praticamente uma versão japonesa do Prêmio Hugo (a premiação estadunidense que prestigia os melhores trabalhos e realizações de ficção científica) e celebra as melhores obras categorizadas como "ficção especulativa", ou seja, histórias que imaginam mundos diferentes da realidade. Cada edição contempla as melhores obras lançadas em um determinado ano e a 55ª edição premiou as melhores obras lançadas em 2023. O mangá de “Dungeon Meshi” foi finalizado em setembro de 2023. Além de “Dungeon Meshi”, também concorreram ao prêmio: “Demi-chan wa Kataritai” (ou “Interviews With a Monster Girl”), de Petosu; “Hyperinflation”, de Kyu Sumioshi; “Rasenjikake no Umi”, de Reiji Nagata; e a adaptação em mangá de “The Mandalorian”, de Yusuke Osawa.
Outro grande destaque do Seiun Awards foi o filme “Godzilla: Minus One”, que levou o maior prêmio do evento: o de “Melhor Mídia”.
Vencedores anteriores do Seiun Awards incluem: “Kemono Friends”, “And Yet the Town Moves”, “Shin Godzilla” , “Kochikame” , “Girls und Panzer” , “Knights of Sidonia” , “The World of Narue”, “Bodacious Space Pirates”, Range Murata, Masamune Shirow, Makoto Shinkai, “Fullmetal Alchemist”, “Gundam: The Origin” , “20th Century Boys”, “Summer Wars”, “Card Captor Sakura”, “Madoka Magica”, “Pacific Rim”, “Space Battleship Yamato 2199”, “Moyashimon”, “Astra Lost in Space”, “How Many Light-Years to Babylon?”, “Batman Ninja”, entre outros.
A história situa-se em um mundo de fantasia de exploração de masmorras. Acompanhamos, então, um habilidoso grupo de aventureiros, liderados por Laios, que se aventuram em uma antiga masmorra à procura de um tesouro escondido do Reino Dourado. Acontece, no entanto, uma tragédia inesperada: um dragão ataca o grupo e Falin, irmã mais nova de Laios, é devorada, fazendo com que o grupo tenha exatamente um mês para salvá-la antes de ser digerida. Sem equipamentos e comida, só há um único jeito de sobreviverem à masmorra: com a ajuda de um antigo livro de receitas que Laios recebeu, resta aos aventureiros transformar em comida os monstros que encontrarem pelo caminho.