Sábado, 12 de Outubro de 2024
20°

Chuvas esparsas

São Paulo, SP

Anúncio
Anime Entrevista

Diretor de “Look Back” revelou dificuldades na produção do filme

Kiyotaka Oshiyama deu detalhes sobre o assunto em entrevista

04/06/2024 às 16h21 Atualizada em 04/06/2024 às 16h44
Por: Luis Felipe Medeiros Fonte: Oricon News, Kudasai
Compartilhe:

Kiyotaka Oshiyama, o diretor da adaptação cinematográfica de “Look Back”, mangá one-shot de Tatsuki Fujimoto, revelou recentemente que passou por grandes dificuldades na produção do longa-metragem. Em entrevista para o portal Oricon News, Oshiyama relatou que esteve trabalhando na animação até o dia anterior da estreia do filme no Japão, que aconteceu em 28 de junho deste ano, e que não deixou sua oficina por meses.

Kiyotaka Oshiyama ao lado de Mizuki Yoshida (Kyomoto) and Yuumi Kawai (Fujino) na premiere de "Look Back" no Japão

Na entrevista, Oshiyama comentou:

"Fiquei desenhando até o meio-dia de ontem. Aí soube que tinha um evento hoje, mas não tinha roupa para vestir, por isso trabalhei muito ao meio-dia e à noite para comprar alguma coisa. Então tudo é novo”, disse ele, provocando risadas em todos ao redor. "Mesmo a equipe ainda não viu o filme completo."

Ao relembrar os dias árduos de produção, Oshiyama revelou:

“Foram dias extremamente difíceis. Parecia que eu estava fazendo um triatlo muito difícil. Cada dia foi tão emocionante e mal acabou. Na verdade, ainda é muito cedo para acabar. Não sinto que realmente acabou ainda, então pensei que se todos assistissem ao filme hoje eu finalmente sentiria que acabou. Fiquei desenhando até ontem à tarde e terminei ontem à noite. Fiquei no escritório o dia todo por cerca de dois meses e meio. Finalmente fui para casa ontem e dormi no meu próprio futon. Acho que acumulei uma boa dívida de sono”, comentou com um olhar exausto.

O filme animado de “Look Back” ficou a cargo do Studio DURIAN e Oshiyama assumiu a direção, o design de personagens e até mesmo a escrita dos roteiros da adaptação. Como designer de personagens ele também teve que trabalhar diretamente com os animadores e que fazer os frames por conta própria. 

Embora pareça mais um caso de exploração abusiva de um animador, muito comum na indústria de animação japonesa, o diretor revelou que não foi essa a situação e que foi decisão sua trabalhar nessas condições. Também é uma dura realidade, contudo, que outros projetos de anime com uma quantidade maior de profissionais envolvidos ainda sofrem com esse tipo de problemas, já que cada vez mais surgem produções com prazos de entrega curtos e que tornam exaustiva a jornada de trabalho de animadores.

Apesar de já ter estreiado no Japão, não há previsão de quando "Look Back" chegará ao Ocidente, nem se estreiará nos cinemas brasileiros. É possível, porém, conferir a versão digital do mangá one-shot através do aplicativo Manga Plus, bem como a versão física, que foi publicada no Brasil pela editora Panini em novembro de 2023.

Sinopse de “Look Back”

“Look Back” acompanha a história de duas garotas, Fujino e Kyomoto, que têm seus caminhos entrelaçados pelo desejo de desenhar mangás. A trama começa com as duas personagens no quarto ano do ensino fundamental, quando Fujino começa a desenhar tirinhas que são publicadas no jornal da escola. Feliz com todos os elogios que recebe por sua arte, ela, porém, começa a se sentir desafiada por uma outra estudante chamada Kyomoto, que também começa a desenhar tirinhas para o jornal e demonstra ser uma artista melhor. Fujino, então, passa a se dedicar cada vez mais em aprimorar suas habilidades de desenho, mas se vê incapaz de superar Kyomoto. Decepcionada, Fujino desiste de desenhar. Tudo muda, contudo, um tempo depois quando, por certas circunstâncias, Fujino acaba se dirigindo à casa de Kyomoto e finalmente a conhece pessoalmente. A partir desse ponto, as duas se unem para produzir um mangá e dão os primeiros passos para virarem mangakás profissionais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias