Um dos animadores do estúdio SHAFT (Bakemonogatari), Hiroto Nagata, foi ao seu perfil oficial do X, desabafar sobre as situações desumanas que passou durante a produção de animes no estúdio. O animador revelou que só de sentar na sua mesa já o faz sentir falta de ar e coração acelerado, dada a carga excessiva de trabalho, além de não ter mais vontade de desenhar. Confira a tradução e o tweet:
"Não consigo mais sentar na minha mesa porque trabalho demais. Só de ficar sentado lá faz meu coração disparar e me faz sentir falta de ar, não tenho mais vontade de desenhar nada."
Além desta declaração, Hiroto revelou que os supervisores de animação o ameaçou diversas vezes de ser apagado da indústria dos animes caso não fizesse um trabalho perfeito, o que o levou a concluir o trabalho chorando e dizendo para si "Eu farei o meu melhor, senão serei removido da indústria", confira:
"O chefe de produção me disse que se eu não acertar desta vez, serei apagado da indústria de anime, então estou trabalhando enquanto choro, dizendo a mim mesmo que se eu não trabalhar duro o suficiente, serei apagado daqui. Eu queria dizer a ele que não estaríamos nessa situação se não tivéssemos sido inundados com projetos, mas não adianta brigar com o produtor neste momento."
O animador também revelou que está sendo afetado mesmo fora do trabalho, veja:
"Sonhei que alguém no trabalho me estrangulava e, quando acordei, por algum motivo ainda estava sofrendo. Desde aquele dia, tenho uma sensação constante de sufocamento, como se minha garganta estivesse sendo empurrada para baixo. Fiquei preocupada e fui ao hospital verificar minha garganta, mas nada aconteceu. O que é isso?"
Nagata não é, sem sombra de dúvidas, o único a sofrer disso na indústria dos animes, outros animadores já revelaram que o ramo das animações é extremamente complicado, seja pela carga abusiva de trabalho, tentativa de censura ao revelar os problemas dos estúdios ou cronograma curto para produção.