Com uma carreira vasta, per passando por problemas psicológicos e glórias da popularização de sua principal obra, o criador e diretor de Neon Genesis Evangelion e diversas outras obras, Hideaki Anno foi celebrado na “Exposição Hideaki Anno” que ocorrerá em Nagoya.
Anno encantou seus diversos fãs e admiradores de seus trabalhos em uma visita ao local que ocorrerá uma exposição dedicada justamente à sua grandiosa e notável carreira. Diante de uma exposição com 2000 objetos representativos de suas atividades criativas, onde ofereceu uma imersão ao universo de Anno, desde seus primeiros esboços até detalhes de seus projetos mais emblemáticos, Anno destaca:
“Sinto que ainda é um pouco cedo para relembrar minha vida...Não acho que esteja completo...”
E ainda ponta suas expectativas sobre o cenário de animes:
“... Espero que, ao permitir que as pessoas experimentem não apenas os vídeos, mas também a dificuldade e a diversão de como o anime e os efeitos especiais são feitos, possamos atrair o maior número possível de pessoas talentosas."
Dentre os objetos divulgados na exposição estavam: desenhos originais, Storyboards, e memorandos, traçando caprichadamente os traços de seu gênio ao longo dos anos. Proporcionando uma visão única da evolução artística de Anno, a exposição destaca dos primeiros traços do autor e diretor às obras-primas que marcaram permanentemente a cultura pop.
Um dos pontos altos da exposição foi a interação de Anno com estudantes de Produção e Design de vídeo, onde respondeu entusiasmado às suas perguntas, compartilhando sabedoria e a experiência acumulada ao longo de sua célebre carreira.
O que mais surpreendeu foi quando perguntaram sobre qual era seu personagem favorito de sua icônica obra, Neon Genesis Evangelion, e Anno respondeu sem hesitar que era Asuka Langley.
Sobre Evangelion
Conhecido pela complexidade de entender o seu final, e com diversas discussões existenciais e filosóficas, Neon Genesis Evangelion continua surpreendendo fãs desde 1994, com uma história nada convencional e um desfecho que dá o que falar até os dias de hoje.
Hideaki Anno, enfrentou dolorosamente o processo de sua depressão enquanto a produção se encaminhava para entregar a conclusão do anime Neon Genesis Evangelion, e dos filmes lançados posteriormente.
Sendo assim, para os decepcionados com a conclusão do anime, há ainda The End of Evangelion, o filme que busca recontar e substituir o final do anime, lançado em Outubro de 1995. Além do projeto Rebuild of Evangelion, uma série de filmes que são basicamente uma releitura do anime original, com Anno atuando como escritor e gerente geral do projeto, e Kazuya Tsurumaki, Masayuki, Mahiro Maeda e Katsuichi Nakayama como diretores.
Evangelion conta a história de Shinji, uma criança que foi abandonada por seu pai ainda precocemente, e que enfrenta problemas psicológicos pela falta do pai ou da mãe. A ausência paternal ou maternal é o começo para outros problemas advindos dessa dor. Porém Shinji é colocado em um EVA- um robô gigantesco, mais comumente chamado de Mecha- para resolver os problemas da humanidade, inimigos atacando a Terra, em especial o Japão.