Recentemente o Festival de Filmes de Cannes, importante celebração da cinematografia internacional, divulgou que, em sua 77ª edição, concederá ao Studio Ghibli uma Palma de Ouro Honorária. Essa é uma premiação não competitiva, geralmente entregue a indivíduos que trouxeram expressivas contribuições para o universo do cinema. O 77º Festival de Filmes de Cannes ocorrerá entre os dias 14 e 25 de maio de 2024.
Le Studio Ghibli, Palme d'or d'honneur #Cannes2024 ????
— Festival de Cannes (@Festival_Cannes) April 17, 2024
Pour la première fois, la Palme d’or d’honneur est un prix collectif qui sera remis au fameux studio japonais.
Le Studio Ghibli, incarné par Hayao Miyazaki et Isao Takahata, a emporté son public au travers d’œuvres… pic.twitter.com/hyEJNkS15d
O cofundador do estúdio de animação, Toshio Suzuki, fez pronunciamento agradecendo pelo prêmio, o qual é traduzido a seguir:
“Gostaria de agradecer do fundo do meu coração ao Festival de Cannes. Há quarenta anos, Hayao Miyazaki, Isao Takahata e eu fundamos o Studio Ghibli com o desejo de trazer animação de alto nível e qualidade para crianças e adultos de todas as idades. Hoje, nossos filmes são assistidos por pessoas de todo o mundo, e muitos visitantes vêm ao Museu Ghibli, em Mitaka, e ao Parque Ghibli para experimentar o mundo de nossos filmes por si mesmos.
Realmente percorremos um longo caminho para que o Studio Ghibli se tornasse uma organização tão grande. Embora Miyazaki e eu tenhamos envelhecido consideravelmente, tenho certeza de que o Studio Ghibli continuará a enfrentar novos desafios, liderados pela equipe que dará continuidade ao espírito da empresa. Seria um grande prazer se você esperasse pelo que vem a seguir.”
A presidente do Festival de Cannes, Iris Knobloch, e o delegado geral Thierry Frémaux, também comentaram sobra a indicação do Studio Ghibli ao prêmio, o que é traduzido a seguir:
“Pela primeira vez em nossa história, não é uma pessoa, mas sim uma instituição que escolhemos para celebrar. Igual a todos os ícones da Sétima Arte, esses personagens [do Studio Ghibli] habitam a nossa imaginação com universos fecundos e coloridos, bem como com narrativas sensíveis e engajantes. Com o Ghibli, a animação japonesa firmou-se com uma das maiores aventuras da cinefilia, entre a tradição e a modernidade.”
O Festival de Cannes foi um dos primeiros festivais do mundo a reconhecer o prestígio das animações enquanto arte cinematográfica, exibindo e premiando primeiramente produções da Walt Disney Animation nas décadas de 40 e 50.
Quanto ao Studio Ghibli, vale destacar também que recentemente Hayao Miyazaki, outro dos cofundadores do estúdio, foi nomeado entre “As 100 Pessoas Mais Influentes de 2024” pela revista TIME. Além disso, o último filme produzido pelo Ghibli, “O Menino e a Garça”, recebeu o Oscar 2023 de Melhor Filme de Animação.
O Studio Ghibli é um estúdio de animação japonês fundado em 15 de junho de 1985, por Hayao Miyazaki, Isao Takahata e Toshio Suzuki, após o sucesso do filme anime da Topcraft, Nausicaä do Vale do Vento (1984).
O estúdio é conhecido por seus filmes animados desenhados à mão, que geralmente apresentam temas de fantasia, aventura, ambientalismo e pacifismo. Notável e marcante também é a presença em algumas de suas animações de elementos que fazem referência à aviação, uma grande paixão de Miyazaki desde sua infância, já que seu pai era dono de uma oficina de montagem de aeronaves durante a Segunda Guerra Mundial. O filme que deixa mais em evidência essa influência é “Porco Rosso: O Último Herói Romântico” (1992).
Outros filmes famosos do Studio Ghibli são: “A Princesa Mononoke” (1997); “Meu Vizinho Totoro” (1988); “O Serviço de Entregas de Kiki” (1989), “Viagem de Chihiro” (2001), “O Castelo Animado” (2004) e “Ponyo” (2008).