O diretor de filmes, Hayao Miyazaki, famoso por dirigir alguns sucessos do estúdio Ghibli, está na lista das "100 pessoas mais influentes de 2024", pela revista TIME. Homenageado na categoria "ícone", Miyazaki recebeu elogios vindo de outro cienasta bem sucedido e vencedor do Oscar, Guilherme del Toro (A Forma da Água, Blade, Hellboy, Pinóquio). Confira um trecho traduzido da entrevista em que Guilherme elogia o mais recente trabalho do diretor japonês, "O menino e a Garça":
Imagem: TIME100
"O trabalho de Miyazaki provoca essa emoção rara – o arrepio do reconhecimento de um tipo de beleza que é impossível no mundo real e, portanto, só existe em seus filmes. No entanto, ele também é um realista brutal em relação à ganância, à guerra e à raiva humana. Ele sabe que moldamos e destruímos o planeta e que os humanos são o melhor e o pior do nosso mundo.
Ele é inteiramente genuíno. Um criador único que existe plenamente em sua arte. Ele é o diretor de animação mais influente da história do meio, e um dos meus 10 contadores de histórias favoritos em qualquer meio audiovisual. O Menino e a Garça é uma obra-prima sutil que exerce uma atração gravitacional – e muitos de nós sentimos essa atração intensamente."Trecho do tributo de Guillermo del Toro a Hayao Miyazaki no Top 100 da Time.
O Menino e a Garça. Imagem: Divulgação
O del Toro, após assistir "O Menino e a Garça", revelou que amou a história do filme e se sentiu atraído em buscar a explorar mais obras produzidas por Miyazaki, além de declará-lo como "o maior diretor de animação de todos os tempos". Em entrevista ao The Collider, o diretor mexicano recomendou "Meu Amigo Totoro" para os novos integrantes do estúdio Ghibli que irão trabalhar em filmagens.
"Quando algo é tão absolutamente belo como uma obra de arte, você entende que nunca vai experimentá-lo na vida real, você, ao mesmo tempo, ganha e perde, o que significa que você tem uma sensação de quase melancolia e é levado às lágrimas. Quando o Totoro começou, comecei a chorar e nunca parei durante o filme porque era, ao mesmo tempo, uma infância que eu estava ganhando e uma infância que nunca tinha sido. Então, acho que é ótimo para começar."
Trecho da entrevista de Guillermo del Toro ao The Collider.
Guilherme del Toro. Imagem: Forbes
Além dos dois sucessos citados anteriormente, O diretor japonês já dirigiu outras obras, como:
O filme "O Menino e a Garça", foi o primeiro longa produzido pelo conceituado diretor após a sua primeira aposentadoria, em 2013, após a produção de "Vidas ao Vento".