Segundo Hiroyasu Matsuoka, o CEO da TOHO no Japão, em entrevista para a VIPO (Visual Industry Promotion Organization), a franquia de Boku no Hero Academia (My Hero Academy) exerceu um grande impacto na mundialização dos animes desde a sua estreia. A TOHO é um dos maiores conglomerados de entretenimento do Japão, sendo responsável pela produção e distribuição de muitos filmes de temática “kaiju” (não à toa sua propriedade intelectual mais conhecida é Godzilla) e muitos “tokusatsu”. Além disso, a TOHO é a distribuidora dos filmes de alguns dentre os estúdios de animação japoneses mais famosos, como o Ghibli, o CoMix Waves Films (responsável pelas animações do diretor Makoto Shinkai) e o OLM (bastante conhecido pelas animações de Pokémon), detendo o posto de maior importadora de filmes do Japão.
Boku no Hero Academia representou um ponto de virada para a TOHO no mercado de animes, segundo Matsuoka. Isso porque a empresa não enfrentava bons momentos no começo de sua empreitada nesta indústria com o desenvolvimento da divisão TOHO Animation, há cerca de 11 anos. Com a chegada de Boku no Hero Academia, contudo, a situação mudou, como explica Matsuoka:
“Naquela época, eu estava no comando da divisão exterior e companhias estrangeiras começaram a fazer visitas diariamente para negociações. Elas queriam desesperadamente por suas mãos em Boku no Hero Academia. Vimos elas aumentarem suas ofertas mesmo com ofertas anteriores ainda sob revisão e companhias rivais também estavam entrando no mercado, aumentando ainda mais os preços em números excepcionalmente crescentes.”
Matsuoka revelou ainda que o grande sucesso de Boku no Hero Academia possibilitou a TOHO a enxergar ainda mais o potencial lucrativo dos animes, de forma a expandir seu escopo de negócios e a pavimentar o caminho para outros animes de sucesso muito conhecidos:
“Isso nos tornou capazes de reconhecer o potencial dos animes para fazer sucesso fora e começamos a focar em expandir nossos negócios para o exterior. Claro, nós precisávamos nos posicionar no mercado doméstico [dentro do Japão], mas motivados por como poderíamos expandir animes para o exterior, nós não subestimamos o “boom” de animes rapidamente expansivo. Nós já tínhamos construído uma rede até certo nível, então fomos capazes de lidar com obras como Jujutsu Kaisen, Sousou no Frieren e Kusuriya no Hitorigoto.”
Anime de 86 Eighty-Six completa 3 anos
Oshi no Ko celebrará seu primeiro aniversário em grande estilo
Code Geass: Z of the Recapture revela design importante para o seu primeiro ato
Kaiju No. 8 revela imagens prévias de seu primeiro episódio
Novas atrações anunciadas para o Anime Friends 2024
Apesar de a entrevista ter sido publicada apenas recentemente, ela ocorreu em 2023, e na ocasião Matsuoka comentou ainda que “das produções que chegarão no próximo ano, a que mais me empolga é Kaijuu No. 8”.
É possível perceber, com a declarações mencionadas, que Boku no Hero Academia abriu as portas para a entrada da TOHO no mercado global de animes, permitindo-a ampliar o seu alcance para novas audiência ao redor do mundo. Com um foco em internacionalização de seus produtos, a TOHO trabalha para se manter como força líder no entretenimento japonês.
Sinopse do anime
A história de My Hero Academia é ambientada em um mundo onde a maior parte da população humana possui habilidades especiais conhecidas como “individualidades”. Esses poderes costumam se manifestar por volta dos quatro anos de idade e existem inúmeras individualidades, sendo bastante improvável que alguém tenha as mesmas habilidades que outra pessoa. Alguns decidem seguir carreira como super-heróis, usando suas individualidades para combater o crime e resgatar civis. Com uma série de leis que regulam os trabalhos dos heróis, alguns deles conseguem ganham status de celebridade. Então, conhecemos Izuku Midoriya, um jovem adolescente que nasceu sem individualidade e é assombrado por essa condição. Depois de ajudar um super herói ferido, Izuku recebe em troca a individualidade que fez de All Might o Nº1 da nação. Agora, encarregado de seguir os passos de seu super herói favorito, Izuku entra para a Academia de Heróis, uma escola para treinar os futuros heróis profissionais.