No último dia 10 de abril, o anime de "86 Eighty-Six" completou 3 anos desde sua estreia em 2021. A história, que teve produção da A-1 Pictures (Kaguya-sama: Love is War) e direção de Toshimasa Ishii, acompanha os personagens em um futuro distópico, onde a população foi dividida em duas classes, na qual uma parte era composta por pessoas que viviam em segurança na cidade, pois eram considerados a "raça perfeita", e outra eram os chamados "Eighty-Six", que são soldados tratados como sub-humanos forçados a lutar em uma guerra sem fim.
Um dos protagonistas, Shin é um dos "Eighty-Six" que se torna piloto de um drone de guerra chamado Juggernauts, aos quais são divulgados pela mídia da República de San Magnolia como serem não-tripulados. Já a outra protagonista, Vladilena Milizé (Lena) é uma soldado de elite que fica encarregada das operações de campo e que possui a determinação de tratar os "Eighty-Six" como humanidade.
Portanto considerando essa sinopse, a obra discute temas como discriminação, preconceito e a desumanização da guerra, já que acompanhamos a história de soldados morrendo em campo de batalha, enquanto boa parte da população vive do bom e do melhor sem nem imaginar o que está acontecendo graças às falsas divulgações de San Magnolia.
A história reúne diversas cenas emocionantes e além de todas essas mensagem e discussões, também está presente a comovente jornada para o encontro entre Lena e Shin, já que enquanto Shin está correndo risco de vida o tempo todo no campo de batalha, Lena é quem dá as instruções aos soldados em uma cabine na qual os "Eighty-Six" não possuem acesso e muito menos têm o direito de conhecer o rosto da pessoa na qual os dá ordens.
Apesar de ter tido bastante sucesso na época de seu lançamento, "86 Eighty-Six" é originalmente uma light novel escrita por Asato Asato e ilustrada por Shirabi que está em serialização desde fevereiro de 2017. Além de também ter ganhado uma adaptação em mangá em 2018.
A nível de curiosidade, a Asato Asato revelou em uma entrevista no ano de 2021 para o portal Mipon, especializado no Japão e em turismo, que a inspiração para a criação de "86 Eighty-Six" veio após ver o filme "O Nevoeiro", pois a fez pensar em como seria vivenciar o ocorrido no filme dentro de um país inteiro. Dessa forma, se iniciou com a ideia de "uma cidade fortificada cercada por um nevoeiro".
Além disso, nessa mesma entrevista Asato comentou que ela teve envolvimento na produção da animação, porém houve certa complexidade neste processo já que foram feitas perguntas que às vezes eram um pouco difíceis de responder, já que o efeito de uma cena é bem diferente entre a mídia escrita e a animada.
No Brasil, o anime de "86 Eighty-Six" está disponível completo em 23 episódios na Crunchyroll e infelizmente não temos anúncio de uma segunda temporada até o momento. Já com relação às obras escritas, nem o mangá e nem a light novel estão disponíveis no país.