O diretor de animação Terumi Nishii, conhecido por seu trabalho em "Jujutsu Kaisen 0", compartilhou uma visão sombria sobre o futuro da indústria de anime. Em sua postagem no X, ele levantou preocupações sobre a crescente pressão sobre os estúdios de animação e os possíveis impactos que isso pode ter sobre os profissionais envolvidos.
"No futuro, a capacidade de cada estúdio será totalmente esgotada. Esperamos ver mais e mais falências devido ao fato de que uma produção programada para daqui a 3 anos será concluída em 5 anos, mas o orçamento foi gasto em outra produção. Eu me pergunto quantos animadores conseguirão sobreviver nesse momento. Os descuidados serão eliminados. Todos nós devemos estudar mais!"
Créditos da imagem: Somos Kudasai
As preocupações sobre os orçamentos de anime são compartilhadas por outras figuras da indústria. A produção de anime geralmente começa cerca de três anos antes de sua transmissão. Como a animação normalmente só acontece em uma etapa mais avançada na produção, um grande número de correções devido à falta de financiamento pode resultar em despesas adicionais.
Em contraparte a isto, as más condições de trabalho no estúdio MAPPA durante a produção da segunda temporada de Jujutsu Kaisen viraram pauta nas redes sociais. No fim de setembro de 2023, foi revelado que o estúdio obrigou seus funcionários a assinarem um acordo de não divulgação (NDA), proibindo que informações sobre as condições de trabalho durante a produção do anime fossem divulgadas.
Os NDAs são comuns na indústria do entretenimento, para proteger informações confidenciais, mas, neste caso, o estúdio estava tentando impedir que os animadores expressassem suas preocupações sobre o desenvolvimento do anime. O vazamento do contrato de confidencialidade levou alguns profissionais a denunciarem publicamente o MAPPA, questionando a necessidade do acordo e sugerindo a criação de um ambiente de trabalho onde as reclamações não fossem necessárias.
Terumi Nishii sustenta a ideia de que o colapso iminente da indústria de anime é em grande parte devido ao declínio nas habilidades da nova geração. Ele já criticou a prática de contratar animadores pelas redes sociais, que ele vê como uma mão de obra barata que não terá tempo nem ambiente adequado para aprender com os erros e melhorar suas habilidades. Se isso não for considerado, outros projetos em andamento também podem falhar, levando a dificuldades financeiras.
As palavras de Nishii servem como um alerta para a comunidade de anime sobre os problemas que enfrentam atualmente e os desafios que podem surgir no futuro. Por mais que as considerações pareçam muito apocalípticas, é necessário que as reflexões sobre a indústria sejam feitas e compreendidas por todos envolvidos no processo.