Sábado, 12 de Outubro de 2024
20°

Chuvas esparsas

São Paulo, SP

Anúncio
Comunidade IA

Crunchyroll começa a investir em Inteligência Artificial

Foco inicial da empresa é em legendas e transcrição, mas não descartam dublagem

27/02/2024 às 21h06 Atualizada em 27/02/2024 às 22h09
Por: Alexandre Santos Fonte: Jbox, The Verge
Compartilhe:

O novo CEO da Crunchyroll, Rahul Purini, concedeu uma entrevista públicada na última segunda-feira (26) no site The Verge, ao qual respondeu diversas perguntas relacionadas à empresa e em como os animes vem crescendo exponencialmente de popularidade a nível global nos últimos anos. Assim, uma dessas perguntas foram em relação a como a empresa encara e lida com novas tecnologias, como a inteligência artificial.

De forma resumida, Rahul respondeu que no momento eles estão extremamente focados em implementar I.A para legendas e transcrição otimizando os processos nas traduções para o redor do mundo. Ele cita também que no momento não há foco da parte deles em dublagem devido ao processo criativo, mas que estão estudando isso para várias áreas.

Confira abaixo a resposta completa sobre o tema:

IA é algo em que pensamos em vários fluxos de trabalho diferentes dentro da organização. No momento, uma das áreas em que estamos muito concentrados em testar é na legendagem e transcrição, onde passamos da fala para o texto e como podemos melhorar e otimizar nossos processos para que possamos fazer as legendas em vários idiomas em todo o mundo mais rapidamente, e assim possamos lançar o mais próximo possível do lançamento japonês. Portanto, essa é definitivamente uma área em que estamos nos concentrando.

A dublagem, ainda não tanto, por alguns motivos. Nossas dublagens tendem a ser adaptadas, não são traduções diretas. Portanto, é um processo criativo. Temos equipes que se concentram em adaptar as vozes para cada região. Também temos o fato de que precisamos dublar e não podemos editar a animação em si, então nós temos que dar um jeito de acertar a sincronização labial. Portanto, definitivamente, é algo com que estamos "brincando". Ainda não achamos que a tecnologia esteja pronta, mas obviamente também estamos trabalhando em outras áreas, como personalização e descoberta, e como podemos usar a IA generativa para tornar essa experiência melhor para nossos usuários. Então, sim, estamos testando a IA em várias áreas diferentes da organização.

A implementação de inteligência artificial substituíndo trabalhos artísticos é algo que vêm dividindo opiniões entre fãs e profissionais devido a que na maioria vezes não há a mesma qualidade, assim como não possuir o tato artístico de um profissional, portanto prejudicando a experiência dos fãs e acabando com o ganha pão das pessoas que trabalham no ramo.

Recentemente, os dubladores brasileiras iniciaram uma campanha em redes sociais chamado Dublagem Viva, ao qual tem objetivo de regulamentar a utilização de inteligência artificial na dublagem em conteúdos de entretenimento. Assim, o Japão também se prepara em fazer algo semelhante com o intuito de proteger seus artistas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias