"Solo Leveling" é um dos grandes lançamentos atuais de animes voltando boa parte da comunidade otaku para ele. Porém, a produção do anime foi alvo de diversas críticas ao incluir um estúdio controverso em sua produção, o que fez eles retirar o estúdio completamente dos créditos. O Studio PPURI, responsável pelas animações da abertura foi retirado dos créditos após a repercusão negativa entre os fãs sul-coreanos.
Conforme postagem do blog sul-coreano Naver Blog, a alteração foi feita apenas na exibição para a Coreia do Sul, dessa forma não afetando os outros países.
O Studio PPURI ganhou reputação negativa em algumas partes da Coreia por causa da percepção de gestos "anti-homens" e suas ligações com o grupo feminista Megalian, bastante conhecido pelo país por protestos contra o machismo e a misoginia.
O grupo acabou investindo em especial nas comunidades on-line e expor tratamento misógino utilizando como símbolo "", ao qual atraiu fortes críticas pois é frequentemente usado para se referir ao tamanho do pênis dos sul-coreanos. Dessa forma, o Studio PPURI é acusado de utilizar deste símbolo em alguns de seus trabalhos, incluindo "Dungeon Fighter Online", "Dungeon & Fighter: Spirit", "Blue Archive" e "MappleStory".
Porém, o site sul-coreano News Tomato cita que a decisão de remover o Studio PPURI dos créditos foi provavelmente devido a quedas nas ações da D&C Media, empresa responsável pela publicação de Solo Leveling e distribuidora da animação na Coreia do Sul.
"Solo Leveling" é um originalmente uma light novel sul-coreana lançada em 14 volumes entre novembro de 2016 e outubro de 2017 escrita por Chu-Gong. Em março de 2018 a obra recebeu uma adaptação em web manhwa contendo a ilustração de Gi So-Ryeong e Jang Sung-Rak ao qual teve seu término em maio de 2023. No Brasil, o manhwa está anunciado para ser publicado pela Panini com previsão de lançamento na segunda quinzena de março de 2024.
O anime de "Solo Leveling" está sendo transmitido atualmente nesta temporada de inverno, ao qual possui produção do estúdio A-1 Pictures, com direção de Shunsuke Nakashige, roteiro de Noboru Kimura (Kemono Jihen) e conta com trilha sonora de Hiroyuki Sawano (Attack on Titan e Kill la Kill). A animação é exibida semanalmente todos os sábados com transmissão da Crunchyroll.
Há mais de uma década, surgiu uma misteriosa passagem chamada "portal", que conecta este mundo a uma dimensão diferente, o que fez com que pessoas despertassem poderes únicos… e essas pessoas são chamadas de "caçadores". Os caçadores usam seus poderes sobre-humanos para conquistar masmorras dentro dos portais e assim ganhar a vida. Sung Jinwoo, um caçador de nível baixo, é considerado o caçador mais fraco de toda a humanidade. Certo dia, ele se depara com uma "masmorra dupla", que tem uma masmorra de nível alto escondida dentro de uma masmorra de nível baixo. Diante de um Jinwoo gravemente ferido, surge uma misteriosa missão! À beira da morte, Jinwoo decide aceitar essa missão, tornando-se assim a única pessoa capaz de subir de nível!