Com "O Menino e a Garça", seu novo filme, Hayao Miyazaki ganhou na categoria de Melhor Cineasta Internacional na 7ª edição do evento Astra Film Awards, que aconteceu no último sábado (6).
O prêmio, que também estava sendo concorrido por J. A. Bayona, Jonathan Glazer, Trần Anh Hùng, Justine Triet e Wim Wenders, foi entregue pela Aliança Criativa de Hollywood (HCA), uma organização de críticos, jornalistas de entretenimento, criadores de conteúdo, membros da indústria e criativos.
O longa dirigido por Miyazaki também foi indicado à categoria de Melhor Animação, que foi vencida por "Homem-Aranha: Através do Aranhaverso".
Ver essa foto no Instagram
"O Menino e a Garça" chegou nos cinemas japoneses após 10 anos do último filme dirigido por Miyazaki, conhecido por "A Viagem de Chihiro", "O Castelo Animado" e outros grandes nomes. Ele estreou em 14 de julho de 2023, com Souma Santoki como Mahito e Masaki Suda (Fireworks) como Aosagi, personagens principais da trama.
O longa do estúdio Ghibli (A Viagem de Chihiro) também venceu, no domingo (7), o prêmio de Melhor Filme de Animação no Globo de Ouro 2024, tornando-se o primeiro anime a ganhar na categoria.
Depois de perder a sua mãe num incêndio, Mahito, um jovem rapaz de 11 anos, é obrigado a deixar a cidade de Tóquio para voltar para a aldeia onde cresceu. Ele instala-se com o seu pai numa velha mansão situada numa imensa propriedade onde ele se cruza com uma garça que aos poucos se torna a sua guia e o ajuda nas suas descobertas e questionamentos para compreender o mundo ao seu redor e desvendar os mistérios da vida.