No dia 25 de dezembro, as autoridades do Japão informaram a prisão de um homem de 25 anos na província de Kyoto, acusado de ameaçar de morte a popular dubladora Yui Ishikawa (Violet Evergarden) por meio de um fórum de comentários on-line. O sujeito admitiu as acusações após sua prisão.
Foto: Dick Thomas Johnson
De acordo com a investigação, o sujeito atende pelo nome de Fukuta Kishimoto, e sua ocupação é desconhecida. Ele foi preso pelo Departamento de Polícia Metropolitana de Tóquio em novembro, depois de mencionar o nome da dubladora Yui Ishikawa em um fórum de comentários on-line, dizendo que queria esfaqueá-la até a morte.
A mitt management, agência à qual a dubladora pertence, percebeu rapidamente a mensagem online e apresentou uma queixa à polícia, pedindo que as autoridades tomassem providências. O acusado já havia sido preso em 2020 por ameaçar matar um diretor de anime em um fórum de comentários online, recebendo uma multa de 500.000 ienes (cerca de R$17.000).
Yui Ishikawa é uma atriz, dubladora e cantora que também se especializou em artes cênicas. Desde sua estreia em 2002, ela estrelou papéis como Mikasa Ackerman em 'Attack on Titan'; Violet Evergarden em 'Violet Evergarden'; 2B em 'NieR: Automata'; Enterprise em 'Azur Lane'; Sei Takanashi em 'The Saint’s Magic Power is Omnipotent'; Riselia Ray Crystalia em 'Seiken Gakuin no Makentsukai'; China Kousaka em 'Gundam Build Fighters', entre muitos outros.