'A Concierge Pokémon' estreou na Netflix no final de 2023 e encantou os fãs da franquia. Produzida pela The Pokémon Company em parceria com o estúdio Dwarf Animation (Miraculous), a série apresenta quatro episódios leves, divertidos e reflexivos.
Imagem: Netflix/Divulgação
Na série, acompanhamos Haru, uma jovem adulta que está passando por problemas comuns dessa época da vida e consegue refúgio no seu emprego temporário: Ser a concierge do “Pokémon Resort”. A função de concierge, apesar de ser “simples”, é de grande responsabilidade: é a responsável por garantir que os hóspedes (humanos e pokémon) se sintam bem durante a estadia. E é assim que a história se desenvolve.
É neste local de descanso e diversão que a protagonista embarca em uma jornada de autoconhecimento, enquanto aprende a lidar com os Pokémon, para deixá-los felizes e em paz. Uma das primeiras reflexões de Haru pode ser bem comum para quem já está passando ou passou pela vida adulta: Como é ser adulto e se divertir sendo você mesmo?
Ao lado de Psyduck, Haru descobre as respostas para a pergunta, enquanto conhece os diferentes Pokémon e treinadores que estão no resort. Nos quatro episódios, focamos nas interações entre eles, em aventuras diárias que passam a sensação de um tutorial no melhor estilo slice of life, na qual enfrentamos as dificuldades de criar amizades e de sermos nós mesmos.
É no Pokémon Resort que descobrimos o que é diversão. Neste local em que você pode simplesmente ser você, aprendemos sobre ser adulto e se divertir ao lado dos Pokémon. Não importa que você seja um Pikachu tímido com dificuldades para interagir, ou até mesmo um magikarp que não sabe nadar. No momento certo, você será ouvido e se tornará um Gyarados.
Imagem: Netflix/Divulgação
'A Concierge Pokémon' é aquele tipo de série que você assiste e não percebe que o tempo já passou: É a história Pokémon que a gente precisava e não sabia. Muito deste aspecto de série confortável é por causa do estilo de animação, que em uma época que o 3D tomou conta das produções, opta por um stop-motion - estilo visto recentemente em A Fuga das Galinhas 2.
É justamente no uso do stop-motion que podemos notar os detalhes e o carinho aplicado nos modelos de cada personagem. Não apenas isso, por ser um tipo de animação em que a manipulação dos personagens é feita manualmente a cada quadro, que podemos notar toda a dedicação aplicada no projeto.
Até mesmo a música tema da animação é um convite para se sentir bem, já que Have a Good Time Here, interpretada pela cantora Mariya Takeuchi (Plastic Love), encerra com chave de ouro cada episódio. Então se você ainda não assistiu 'A Concierge Pokémon', não perca tempo e faça logo a sua reserva no Pokémon Resort, o refúgio para todos se divertirem.