Segunda, 20 de Janeiro de 2025
28°

Tempo limpo

São Paulo, SP

Anúncio
Anime Análise

Demon Slayer: Para a Vila dos Ferreiros é excelente, porém...

Assistimos Demon Slayer: Para a Vila dos Ferreiros no cinema!

08/04/2023 às 18h44 Atualizada em 21/04/2023 às 22h25
Por:
Compartilhe:

Falar da qualidade de "Demon Slayer" e o quanto a sua terceira temporada é um dos animes mais aguardados de 2023 é chover no molhado, afinal, essa franquia já foi testada ao longo dos anos sempre entregando uma animação esplêndida com um elenco envolvente e uma história empolgante, ou seja, faz por merecer o status de um dos melhores animes da atualidade.  

O que vale realmente ressaltar num primeiro momento é o engajamento dos fãs para com a franquia que é simplesmente digno de aplausos: Muita gente se mobilizou pra assistir, inclusive trajando pertences que remetem o anime, seja em uma simples camiseta da Nezuko, um par de brincos de cartas hanafuda ou até um agasalho temático que lembra a blusa do Tanjiro, tudo isso soma positivamente para a ótima atmosfera do ambiente.

E é importante ressaltar que não, não era apenas uma meia dúzia de “gatos pingados” que se fez presente, e confesso que aqui foi talvez a minha grande surpresa da noite: Tinha MUITA gente! Pra ilustrar, aqui na cidade onde resido com exceção de filmes de “super-herói” ou então lançamentos realmente blockbuster é difícil ver uma sala de cinema sequer passar da metade da capacidade após os primeiros dias de exibição e o que pude conferir ao menos na minha sala em um Sábado (com o filme estreando Quinta) às 19:00 foi uma capacidade ao menos 75% preenchida com a demografia sendo esmagadoramente composta por pessoas adultas, o que inclusive ajuda a quebrar diversos estereótipos pois acreditem, em pleno 2023 ainda tem gente que acha que animes são coisa de criança. Enfim, parabéns aos fãs por tornarem esse evento uma festa ainda mais especial!

E o que falar do filme em si? Vou começar ressaltando os pontos negativos que apesar de serem poucos merecem ser ressaltados. Em primeiro lugar, "Demon Slayer: Para a Vila Espadachim" não é um filme e não deveria ser sequer mencionado dessa forma por quem distribuiu aqui no Brasil, pois acreditem, tem muita gente que evita buscar informações relacionadas ao conteúdo que será apresentado (talvez pra não tomar spoiler e consequentemente elevar o fator surpresa) e acaba se surpreendendo com o que é visto na tela. Ouvi pelo menos duas pessoas reclamando disso na saída do cinema e muitas outras falando na internet, ou seja, é fato que gerou confusão e poderia ser fácil de evitar, bastando apenas um maior esclarecimento por parte da distribuidora, visto que lá fora sempre foi explícito que o projeto seria um especial.

O segundo e provável último problema a meu ver foi a perceptível preguiça em tornar a experiência mais imersiva para uma sala de cinema, afinal, não precisava ter as costumeiras cenas reprisadas entre um capítulo e outro, da mesma forma que poderia também ter sido descartada a infeliz pausa entre os capítulos. Na sala em que estive a quebra de imersão ficou evidente principalmente entre os episódios 10 e 11, onde após todo o frenesi da batalha tivemos a pausa que sepultou a imersão de tal forma que a galera começou a conversar pra valer! Esse erro também seria muito simples de evitar, com uma simples edição e dinamismo nada disso aconteceria.

Após ressaltar os (únicos) dois pontos questionáveis do “filme” abordarei tudo o que senti que funcionou e contribuiu para que a experiência de acompanhar "Demon Slayer" em um cinema tenha sido extremamente satisfatória.

Pra começar, foi muito gostoso ver um breve resumo das primeiras temporadas em imagens enquanto rolava a música de abertura de cada uma delas, isso nos pega com força no fator nostalgia e nos prepara pro que iremos assistir na sequência. O resumo dura exatamente até o episódio 9 da segunda temporada e imediatamente iniciamos o episódio 10 e não tem como não se impactar com a qualidade da remasterização pra tela de cinema, somem isso ao fato de a qualidade sonora ser implacável e o resultado não poderia ter sido outro: A atmosfera envolveu a audiência de tal forma que estava todo mundo tenso nos momentos difíceis da luta e comemorando as pequenas vitórias. A batalha desse episódio é intensa e assisti-la no cinema levou isso a outro patamar!

No episódio 11 por ser um episódio mais narrativo é perceptível que a audiência deu uma “esfriada”, mas deixo claro não me incluo nesse grupo, visto que adoro quando a obra aborda o passado dos vilões ou personagens secundários justamente pra mostrar os motivos deles ser quem são. Essa profundidade quando bem explorada agrega muito valor a obra e na minha opinião Demon Slayer faz isso com muita qualidade.

Ao finalizar o episódio 11 somos apresentados ao novo arco e a primeira coisa que é perceptível é que de forma surpreendente o anime consegue a proeza de estar ainda mais bonito e fluído, é simplesmente inacreditável o quanto a Ufotable se empenha e se supera em cada novo arco.

O episódio possui a estrutura semelhante aos outros inícios de arco, onde somos apresentados ao elenco principal e aos Hashiras que farão parte da trama. Temos de cara um vislumbre do objetivo do arco e também dos obstáculos que serão enfrentados. O grande destaque aqui (sem dar muitos detalhes, afinal, não quero acabar com a experiência de ninguém) foi o momento de apresentação das Luas Superiores interagindo com o Muzan, foi um momento tenso e intenso!

Como não acompanho o mangá obviamente estou com altíssimas expectativas pra ver como será a interação entre o grupo e os Hashiras participantes dessa parte da história, quais as lições serão obtidas e quem sairá vivo ao final pois confesso: Ainda não superei a morte do Kyojuro Rengoku!

O episódio termina em um gancho que quase nos mata de curiosidade e ao final somos apresentados a nova abertura, que ficou a cargo do MAN WITH A MISSION x Milet com a música Kizuna no Kiseki, uma música e uma abertura dignos da franquia.

Ao final posso dizer que apesar de alguns deslizes por parte da divulgação ou edição, ainda assim o resultado final foi extremamente positivo e acho importante levar alguns pontos em consideração ao indicar esse “filme”: Você está com a grana contada? Se a resposta for sim fica em casa e não se prejudique financeiramente, isso seria irresponsável da sua parte.

Nunca assistiu Demon Slayer? Acho que o conteúdo ali será pouco convidativo, você não vai entender como as coisas chegaram até esse ponto e, sinceramente, não será uma experiência proveitosa.

Você é fã de Demon Slayer e tem grana pra isso? Independente de você poder assistir ou não em sua casa depois, acho que a experiência é obrigatória por dois motivos: Você vai ter uma experiência fantástica com sua amada franquia e, de brinde, você fortalece a bilheteria pois vale ressaltar que não adianta reclamarmos que não temos filmes de anime nos cinemas brasileiros se quando tem algo não consumimos, não é verdade? Deixando claro mais uma vez que esse último ponto só é válido pra pessoas que tenham dinheiro disponível pra investir.

No mais, incendeiem os seus corações e vamos juntos até a Vila dos Espadachins! 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias